Currículos

Felipe Denardi

faz parte do Grupo Tempo desde 2014. Trabalha como ator na peça “Shakespeare Procêis” e também no “Auto de Natal”, o qual escreveu em 2016. Trabalha como editor de livros sobre educação nas Edições Kírion, selo editorial que idealizou em 2017, e também como tradutor, tendo vertido para o português livros de José Ortega y Gasset, Emilio Mira y López e Inger Enkvist. Foi professor de teatro do Colégio Nautas de Campinas por 5 anos, lecionando desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental. O foco de seu trabalho era o amadurecimento expressivo por meio do enriquecimento da imaginação moral, com contos de fadas e clássicos da literatura adaptados. Graduou-se em Artes Cênicas na Unicamp; focou seus esforços no estudo da tragédia grega e no trabalho com a máscara expressiva.

Giuliano Bonesso

é formado pela Escola Livre de teatro de Santo André e trabalha como ator desde 2012. Ingressou em 2014 no Grupo Tempo, para o primeiro trabalho no espetáculo “Hamlet face à Morte”. Desde então, trabalha como ator, músico e produtor em todas as atividades e montagens do grupo. Além do trabalho em cena, é tradutor de obras do inglês, entre elas, publicações de Scott Hahn (Série “Cadernos de estudo bíblico” pela editora Ecclesiae) e Anthony Esolen (Dez maneiras de destruir a imaginação do seu filho, pela Vide Editorial).

Juliana Franco

é atriz do Grupo Tempo desde 2014. Participa atualmente das peças Shakespeare Procêis e Auto de Natal e é idealizadora e produtora do evento cultural “Teatro Procêis”, que teve sua primeira edição em 2019 no Museu de Arte de Campinas. É professora de teatro para alunos do Fundamental I ao Ensino Médio. Graduou-se em Artes Cênicas pela Unicamp e desde a graduação tem o foco da sua pesquisa teatral artística e pedagógica na importância dos clássicos e na sua transposição para a cena teatral. Como diretora, venceu o XXI FESTIL, em 2018.

Mario Santana
in memoriam

é diretor, ator, dramaturgo e professor de teatro. Formado pelo Curso de Formação de Atores da CAL (Casa das Laranjeiras – RJ), é mestre em Letras pela UFRJ e doutor pelo Departamento de Artes Cênicas da ECA/USP. Atuou nos espetáculos Os Náufragos, texto e encenação de Rosyanne Trotta (1988); Baal, de Bertolt Brecht, direção de Moacir Góes (1988); A trágica história do Dr. Fausto, de Christopher Marlowe, direção de Moacir Góes (1989) e Turandot, de Bertolt Brecht, direção de Aderbal Freire Filho (1992-93). Dirigiu, entre outras, as peças O ferreiro e a morte, de Mercedes Rein e Jorge Curi (1994); A estória dos outros ou de como o desatino surgiu o povo do desterro (1996), O Malfeitor, de Rosyanne Trotta (1997); Intolerância (2000), Lições de Abismo e Auto-Escola de Arte Dramática GREGORIO (2001).

Natalia Ruggiero

é atriz do Grupo Tempo desde 2016, ano em que participou da peça Auto de Natal. Atualmente faz parte do elenco de Shakespeare Procêis. Graduou-se em Letras (2009) e Artes Cênicas (2016), ambos pela Unicamp, e fez Mestrado em Teoria Literária na mesma universidade. Foi atriz da Cia Municipal de Teatro de Jundiaí de 2016 a 2018 e trabalha como dubladora desde 2015. Também é tradutora e revisora de textos.

Nelson Dias Corrêa

é músico e tradutor. Colabora com o Grupo Tempo desde 2016, quando fez a orientação musical para a montagem de Shakespeare procêis. No mesmo ano compôs os arranjos usados para as narrações cantadas no Auto de Natal, fazendo também a direção musical da montagem. Graduou-se em Música na Unicamp (2014) e freqüentou cursos livres de regência e composição musical.

Rafael Quelle

é ator do Grupo Tempo desde 2014. Atualmente participa das peças “Shakespeare Procêis” e “Auto de Natal”. Trabalha como dublador e diretor de dublagem desde 2013. Como dublador atuou em projetos como “La Casa de Papel”, “Elite”, “Rick & Morty”, “Final Space”, “Tróia: a queda de uma cidade”, “Hotel Transylvania: a série”, entre outros.
É graduado em Artes Cênicas pela Unicamp, e teve como foco de sua pesquisa o trabalho do ator com a palavra e o estudo das obras de Shakespeare. Também é músico e editor de vídeo.

Roberto Mallet

é diretor e ator de teatro e tradutor. Desde 1987 vem se dedicando ao ensino, particularmente nas áreas de interpretação e teoria teatral, ministrando oficinas e cursos.   é professor de interpretação e improvisação no Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Campinas – UNICAMP desde 2002.  Cursou Artes Cênicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde conheceu Maria Helena Lopes (Grupo Tear), com quem estudou de 1980 a 1986. Em 1992 fundou em São Paulo o Grupo Tempo. Seu trabalho pedagógico e artístico está reunido no site www.robertomallet.com.br. Publicou online os cursos Encontre Sua Própria Voz, Leitura em Voz Alta, A Arte do Ator e Arte pra quê?.

Roger Campanhari

é ator do Grupo Tempo desde 2014. Participa atualmente das peças Shakespeare Procêis e Auto de Natal e é idealizador e produtor do evento cultural “Teatro Procêis”, que teve sua primeira edição em 2019 no Museu de Arte Sacra de Campinas. É professor de teatro e oratória no Colégio Catamarã Referência desde 2015, lecionando do Fundamental I ao Ensino Médio. Graduou-se em Artes Cênicas pela Unicamp, tendo como focos de sua pesquisa teatral artística e pedagógica a máscara expressiva e o trabalho com os clássicos. Foi vencedor dos V e VII Monofest. Também é tradutor do latim, com foco em livros da área de educação clássica, como Didascalicon, de Hugo de São Vitor.